QUEM SOMOS E NO QUE CREMOS.

"E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações."
Atos 2.42 NTLH

Somos um grupo de pessoas que amando a Deus e uns aos outros decidiu se reunir semanalmente na cidade de Itajaí-SC. Nossos encontros acontecem nas casas ou em outros ambientes informais.
Primamos pela alegria e informalidade, aspectos próprios do viver comunitário e daquela expressão viva da igreja do primeiro século.

Desejamos viver como igreja orgânica, isto é, um corpo formado por pessoas e dons diversos, mas ligadas ao mesmo Deus e Palavra. Nessa diversidade temos a liberdade de expressar nossas habilidades para a glória do Senhor.

Somos um grupo simples, que não está preocupado com a institucionalização das formas e práticas. Acreditamos que o verdadeiro culto acontece na vida, no nosso ir e vir diário, e que os encontros coletivos são apenas uma parte desse viver em adoração (ver Jo 4.20-24).

Somos um grupo aberto àquelas pessoas que desejarem nos conhecer e viver a vida cristã sem uma roupagem formal e religiosa, mas cheia de vida e paz.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

OUVIR


Este é o meu filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! (Mt 17.5)


Sem duvida alguma uma das principais características de um autentico filho de Deus é a sua inclinação para ouvir a Sua voz. Jesus afirmou que suas ovelhas “... ouvem a sua voz... ” (Jo 10.3). No mesmo texto de João 10, ele também desta que elas (suas “ovelhas”) “nunca seguirão um estranho; na verdade fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos (v.4).

Acredito ser oportuna tal reflexão, pois vivemos numa época onde a comunicação é uma das principais estratégias de propagação de informações e influência sobre as pessoas. Sendo assim, é de fundamental importância sabermos a quem ouvir, pois nossas palavras e ações serão frutos das informações corretas ou destorcidas que estivermos absorvendo.

Naquele momento de grande gloria, diante da transfiguração de Jesus; Deus se manifestou como o Pai que afirma o filho, deixando uma orientação clara para os três discípulos: “Ouçam-no!” É evidente que tal afirmação deve ser levada a serio por todos os eleitos, afinal, não nos compete outra coisa a não ser obedecermos a sua voz. Quem é nascido de Deus se compraz em ouvi-lo. Consideremos alguns pontos que podem nos auxiliar na desafiadora tarefa de ouvir a “voz do Senhor” e andar segundo Ele nos propõe.

  1. Como o próprio Jesus afirmou: “... elas (“ovelhas”) conhecem a sua voz...” (Jo 10.4). Ninguém conhece a voz do Senhor a menos que seja por ele conhecido. Isto significa dizer que tal realidade decorre do novo nascimento, e que apenas os eleitos de Deus, regenerados por seu amor e misericórdia poderão ouvir e discernir o que ele diz e porque diz. Trata-se de um aspecto inerente à relação Pai e filhos. Algo que se desenvolve na caminhada diária e no desenvolvimento de uma relação estreita e saudável, pautada pelo devido embasamento na doutrina bíblica.
  2. Seguindo a ordem divina, devemos analisar os principais temas à luz dos ensinamentos de Jesus. Essa é a principal maneira de ouvi-lo. Seus ensinos são fundamentais para um viver pautado pela adoração sincera ao Pai e uma caminhada digna do discipulado cristão. Devemos observar, por exemplo, o que os ensinamentos do Mestre revelam sobre questões como: adoração, igreja, comunhão, contribuições materiais (dízimos e ofertas), amor ao próximo, proclamação do evangelho, e tantas outras.

À medida que nos envolvemos com questões de caráter religioso é comum assumirmos posturas, falas e ideias; sem antes as avaliarmos com base nos ensinos de Jesus. Tal inclinação nos torna muito mais vulneráveis diante de práticas que não sejam reflexo daquilo que corresponde a andarmos em sintonia com: “Ouçam-no”! Nenhuma outra voz, ensino ou influência pode ser mais atraente do que a voz do Supremo Pastor, aquele que dá a sua vida pelas ovelhas.

  1. Convém lembrarmos que a Igreja de Jesus Cristo está fundamentada sobre a “doutrina dos apóstolos” (At 2.42). Compreender os ensinos deixados pelos primeiros seguidores de Cristo é uma das melhores maneiras de darmos ouvidos à Sua voz. Isso demonstra quão importante é o embasamento doutrinário para um caminhar alinhado com o propósito divino. Fugir da solidez doutrinaria é semelhante a construir uma casa sobre a areia.

A falta da doutrina bíblica e as muitas interpretações infundadas tem sido a causa de praticas estranhas ao evangelho de Jesus e a manifestação de inúmeros escândalos. Ouçamos a doutrina bíblica, e a partir dela desenvolvamos práticas simples e transformadoras, próprias dos autênticos filhos de Deus.

  1. Creio que outra maneira saudável de “ouvirmos Jesus” é interagindo com os irmãos da fé. Pessoas que procuram caminhar com base nos ensinos do Mestre. Neste caso, os encontros coletivos são de fundamental importância para a edificação mutua e os constantes ajustes na caminhada. Cada participante contribui com seus dons, compartilhando e recebendo. Através do compartilhamento coletivo podemos discernir melhor o que Jesus nos ensina com base em sua Palavra, evitando “achismos” e principalmente, praticas desconexas com a verdade divina.

Atentemos para a orientação divina: “Ouçam-no!” Que este apelo nos atraia aos fundamentos da fé bíblica, e nos afaste da falsa espiritualidade baseada nas emoções e tantas manifestações vestidas da roupagem religiosa, mas desprovida do verdadeiro sentido cristão. Voltemo-nos para a comunhão com o Senhor, atentos aos ensinos do Mestre, fundamentados na doutrina dos apóstolos e sem desprezar o viver em comunhão com os irmãos. Assim, a voz do Senhor será muito mais clara e manifesta em nosso viver.

Riva

Nenhum comentário: